Acesso à Informação

Acesso à informação

História

História

Acaiaca é um município localizado na região central do estado de Minas Gerais, no Brasil. Sua história remonta ao início do século XIX, quando a região era habitada pelos índios botocudos. No entanto, a área foi desbravada pelos bandeirantes, que buscavam ouro e pedras preciosas na região. A origem da cidade está ligada à construção da Estrada Real, que ligava as cidades de Ouro Preto a Diamantina. Acaiaca foi fundada em 1713 como um ponto de descanso e abastecimento para as tropas que percorriam a Estrada Real. Durante essa época, Acaiaca se destacou como um importante centro comercial, graças à sua localização estratégica na rota da Estrada Real. Em 1839, Acaiaca foi elevada à categoria de freguesia, com a construção da primeira igreja da cidade, dedicada a Nossa Senhora da Conceição. No entanto, o município só foi criado em 1962, quando se desmembrou do município de Ponte Nova.

Durante o período do Brasil Império, Acaiaca teve grande relevância econômica. A economia local era baseada na agricultura e na pecuária, além da extração de madeira e carvão. A cidade era um importante centro comercial na região, graças à sua localização estratégica na rota da Estrada Real. No século XX, a cidade passou por um período de declínio econômico, com o esgotamento dos recursos naturais e a falta de investimentos em infraestrutura. No entanto, a partir dos anos 1990, Acaiaca iniciou um processo de desenvolvimento, com a diversificação da economia e a implantação de novas indústrias e empresas.

Atualmente, Acaiaca possui uma economia diversificada, com destaque para o setor de serviços, comércio, indústria e agropecuária. A cidade também é conhecida por seus atrativos turísticos, como as cachoeiras, rios, trilhas ecológicas e a bela paisagem serrana da região. Além disso, a cultura e a religiosidade são aspectos importantes da cidade, com diversas festas populares e eventos religiosos ao longo do ano. Acaiaca é uma cidade que preserva suas raízes históricas, mas que também busca acompanhar as transformações do mundo moderno. Com uma população acolhedora e uma natureza exuberante, a cidade tem muito a oferecer aos seus visitantes e moradores.

logo rodape

Endereço

Praça Tancredo Neves, 36
Acaiaca, MG - CEP: 35.438-000

Informações

Telefone: (31) 3887-1239
Email: legislativoacaiaca@gmail.com